Comer chocolate amargo traz efeitos positivos à saúde, contribuindo para a diminuição dos níveis de açúcar no sangue e do mau colesterol, aumentando os níveis do bom colesterol - tudo o que o coração precisa para ter saúde, mas o alimento é rico em gordura saturada e calorias, por isso, deve ser ingerido com moderação. Benefícios à saúde:
Aumenta a saúde do coração - pressão sanguínea diminuída, menor risco de doenças do coração e até mesmo de doenças cardiovasculares, uma vez que tem propriedades anti-inflamatórias.
Aumenta a sensação de saciedade - rico em fibras, pode trazer a sensação de saciedade e até mesmo diminuir o desejo por alimentos doces, muito salgados ou gordurosos.
Pode combater a diabete - pode aumentar a sensibilidade à insulina, reduzindo o risco de diabetes.
Protege a pele - contém antioxidantes chamados flavonoides, que oferecem proteção contra os raios UV.
Ameniza a tosse - ingrediente presente chamado teobramina parece reduzir a atividade da parte do cérebro responsável por desencadear a tosse.
Melhora o humor - pessoas se mostram menos estressadas.
Melhora o fluxo sanguíneo - o cacau tem propriedades anticoagulantes que trabalham de forma semelhante à aspirina, podendo atuar na melhora da circulação e do fluxo sanguíneo.
O chocolate melhora a visão - pode aumentar o fluxo de sangue para a retina, e, dessa forma, melhorar a visão.
Pode aumentar a inteligência - mantém as pessoas mais alertas e acordas, colaborando para o melhor desempenho em tarefas.