O Olho de Hórus simboliza força, poder, coragem, proteção, clarividência, saúde. Representa o olhar aberto e justiceiro de um dos deuses egípcios da mitologia: o deus Hórus.
Lenda do Olho de Hórus
Denominado também de "Udjat" (olho direito) e "Wedjat" (olho esquerdo), que significa "olho inteiro", o olho de Hórus na mitologia egípcia, é um símbolo sagrado que representa o sol (olho direito) e a lua (olho esquerdo), enquanto os dois olhos juntos, simbolizam todo o Universo e também as forças da luz. Esse conceito, aproxima-se bastante do símbolo do Tao, Yin e Yang, em que um é o sol, o outro a lua e juntos, formam as forças de tudo o que existe no universo.
Hórus era considerado "Deus dos céus", filho de Osíris e de Ísis, e possuía cabeça de falcão. O Olho de Hórus tornou-se um amuleto de sorte muito usado. A simbologia da sorte presente neste amuleto que afasta o mal, advém da lenda egípcia que conta que ele, para vingar a morte de seu pai, enfrenta Seth, o Deus do Caos; e, como consequência dessa luta, Hórus, perde o olho esquerdo, que por sua vez fora substituído por um amuleto de serpente. Por esse motivo, o olho de Hórus, tornou-se um símbolo de proteção e força, talvez o mais conhecido e utilizado no Egito, usado para conceder poderes curativos. Não obstante, para os egípcios, o olho era o espelho da alma, e possuía poderes mágicos contra o mau olhado e as forças do mal.